domingo, 26 de agosto de 2012

Um banho de mangueira

Altura de férias escolares, época complicada em casa.
O filho mais novo, passa o mês de Agosto, feito saltibanco de um lado para o outro, com mochila às costas.
Quinta e sexta-feira passada foi passar o dia com a minha mãe e aproveitaram o bom tempo e foram a casa da minha avó.
"-Mãe estou a tomar banho no tanque da avó!"
"-Que bom! Sabias que a mãe também aí tomou banho?"
Quando a chamada se desligou foi como se recuasse 30 anos na minha vida.
O pessegueiro com as pernadas suspensas por traves de madeira, tal era o peso da folhagem e a quantidade de pêssegos (acho que nunca houve um ano tão bom como aquele), a videira que trepou pela latada e fez uma sombra grande com pequenos cachos já suspensos, a macieira como teve "bicho" ficou mais apagada.
De manhã enchia-se o pequeno tanque de água limpa para ir aquecendo, aproveitava-se para regar os vasos com as mais variadas plantas, o canteiro da salsa, da hortelã, da pequena couve (que faz um feijão com couve delicioso) e por vezes até me regava a mim.
Tomar banho de mangueira é tão bom!
Depois ia para onde houvesse sol e era esperar que secasse.
Mas o mais agradável era tomar banho no tanque. Imaginava que estava numa piscina enorme só para mim. Ficava lá até a pele começar a ficar engelhada.
Quando chegava a hora de ir secar ao sol, passava pelo pessegueiro e tirava um pêssego que de tão madurinho que estava escorria pelo pescoço.
Quando cheguei à minha avó para ir buscar o pequeno Diogo, chorei de alegria ao ver o meu filho tão feliz a tomar banho no tanque, tal como eu quando era mais nova. Deu vontade de ser criança de novo e saltar para dentro do tanque.
Para estar tudo completo, só faltava ali o avô Porfírio a ler o seu jornal e a sorrir das minhas diabruras.

12 comentários:

  1. Estimada Comadre Carlota,
    Os tempos mudam mas as vontades ficam bem como as recordações.
    Em minha casa em Évora eu e meus irmãos tomavamos banho no tanque de lavar a roupa que ficava na cozinha/casa de banho, a casa de banho tinha somente aquelas bacias um jarro e um balde para aparar a água, um buraco na parede era a nossa sanita e o papel higiénico, para não ficar-mos analfabetos era uma ou mais folhas de jornal.
    Tempso esses que jamais volta, havia miséria é verdade, mas vivia-se com alegria e felicidade, isso o dinheiro não compra.
    Agora se recordou desses tempos, não foi, mas ainda é uma jovem cuja memória continua bem viva.
    Quem tem filhos tem cadilhos lá diz o ditado, paciência lá tem que ser em ter que os ensinar amando-os.
    Abraço amigo para a Floor maais bela do Aletenjo

    ResponderEliminar
  2. Recordações de criança quem as não tem... Como elas eram maravilhosas e nos sabiam bem....

    Os miúdos aprendem a viver com estas emoções. Muitos nunca terão esta liberdade...

    ResponderEliminar
  3. Nunca tomei banho num tanque mas até gostava de experimentar agora. Eu ter-me-ia metido nesse tanque nesse preciso momento, Carlota.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Um tanque e um avô
    Quem não tem
    Lamenta não ter tido
    Nem sei se é possível terem memórias de infância...

    ResponderEliminar
  5. Carlota
    Não em pequena tomei banho de mangueira, mas numa bacia, mas as minhas filhas em pequenas até se pintavam para tomar as mangueiradas, também aconteceu com o neto mais velho.
    As memórias sejam tristes ou felizes, mas recordam-se com emoção, as felizes com saudade.
    Boa semana amiga

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  6. São momentos únicos, simples e singelos.
    Viva-os com toda a intensidade.

    bjs meus

    ResponderEliminar
  7. Carlota,
    Nós é que temos a mania que os garotos de hoje só gostam de televisão e computadores.
    Quando não têm a possibilidade de desfrutar destes prazeres como é que podem gostar deles.
    Se nem os conhecem!!
    As minhas filhas, quando vão aí a Portugal, vão com o avô para o meio do pomar, para as capoeiras, andam a correr e a fazer diabruras no jardim.
    Enfim tudo o que não podem fazer em Macau.
    Beijinhos e votos de boa semana!!

    ResponderEliminar
  8. Bem bonita a tua recordação! Imagino esse tanque e as malandrices da minha amiga Carlota!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Sensação boa, não é, Carlota!!!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Isso é que foi um dia bem passado para o menino. São estas pequenas coisas que ficam na memória e que o passar dos anos não apaga!

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  11. Um sorriso pela beleza da tua alma :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Amigos.
    São lembranças simples, de uma vida simples que eu vivi e que gostei muito de a ter vivido, que fez de mim a mulher que sou hoje.
    E como estas há muitas, eheheh
    Beijos para todos

    ResponderEliminar