quarta-feira, 6 de junho de 2012

Tristeza

Hoje estou triste.
Como se fosse um sorriso capaz de apagar a tristeza que o meu corpo assola, que o meu corpo devora.
Por vezes, muitas vezes até, dou por mim a pensar no dia de amanhã. Naqueles dias que espero que cheguem bem distantes daquele em que me encontro.
Não sei, como ninguém sabe, se chegarei ao amanhã. Pelo menos mentalmente capaz de me lembrar da minha infância, da minha adolescência, das coisas boas que a vida me enviou, assim como das quedas que dei, e das cais aprendi grandes lições de vida.
Fui uma criança feliz, com o pouco que tinha de posses e de bens materiais, mas com uma imaginação fértil, graças aos muitos livros, colectâneas, enciclopédias que li.
Nos dias de hoje a internet é uma grande ajuda em algumas coisas, mas por vezes faz-me falta o papel, o folhear dos livros antigos, o seu cheiro, a sua rugosidade.
Há alguns anos, vivia ansiosa com o dia a dia, o stress do trabalho, a competividade profissional. Era em casa, na calma e paz do meu lar, que me refugiava. A companhia da família, um bom livro e uma chávena de chá fazia maravilhas. 
Hoje em dia vivo um dia da cada vez, não vale a pena projectar nas nuvens o futuro que se sabe incerto. A minha "preocupação" é o chegar um dia, se Deus quiser, a uma belíssima cota para aí de oitenta e muitos anos e saber o que vivi, lembrar-me das pessoas que passaram pela minha vida e que foram deixando marcas. Sim aquelas marcas, das quais muitas mulheres fogem, e as quais eu não me importo de ostentar. Algumas já vão aparecendo, e quando à noite me vejo ao espelho, sei o nome de cada uma delas (o meu avôzinho Porfírio, a Raquel, a avó Teresa, o meu pai José - os que já partiram; o Diogo e a Salomé - filhos, o meu marido e a restante família, a Cristina, a D. Isabel, a Anónima Marisa, o Anónimo Luís, a MJFalcão, o Manuel Poppe; e aqueles Amigos sem presença física mas pelos quais o meu coração e o meu pensamento está sempre presente, o Compadre Mar do Poeta, as minhas Princesas Cozinheiras e todos os restantes amigos que tenho encontrado pelo blogue).
De menina tímida e envergonhada, saiu uma mulher forte, extrovertida em certos momentos, pois por vezes a timidez ainda se lembra de mepregar partidas.
O dia aqui por Portalegre tem sido triste e não vale a pena falar no assunto que todos já sabem pelas notícias. Sim eram pessoas conhecidas, uma das quais trabalhava na mesma instituição que eu, e o sobrevivente meu cabeleireiro.
Por agora continuo triste.
Amanhã um novo dia. O sol irá aparecer e aquecer a minha alma.

9 comentários:

  1. Terrível... o que aconteceu. Se para quem não conhece é terrível saber de uma notícia dessas, imagino para quem conhece as pessoas em causa.

    ResponderEliminar
  2. Carlota
    Li o seu post e na parte final comentando com a Adélia soube o que aconteceu. Dói ver partir amigos, ainda por cima 2 irmãos. Lamento e partilho a sua tristeza.
    Um beijo
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  3. Estamos em choque. Ainda nem acredito. O meu marido é o responsável pelo site da S2R e está consternado.
    Eu, como mãe, penso também na dor imensa que aqueles pais devem estar a passar.
    É uma tragédia, de facto.
    Deixo-te um abraço e a certeza que não és só tu que está triste. Portalegre está de luto.

    ResponderEliminar
  4. Carlota
    dois irmãos tão jovens!
    Não existem palavras de conforto! Deixo o meu abraço solidário.

    Ouvi a noticia e a Sandra Subtil publicou no FB.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  5. Um texto muito bonito, Carlota!
    Talvez pelo facto de três dos meus irmãos terem morrido ainda muito jovens,também nunca fiz planos de futuro e sempre vivi o dia a dia.
    Hoje, no entanto, receio bastante o futuro, porque dificilmente conseguirei manter a vida a que me habituei. Provavelmente, nunca terei uma reforma decente ( apesar de 40 anos de descontos) e isso assusta-me muito
    Beijinho e bom feriado

    ResponderEliminar
  6. Eu não sei. Vou pesquisar. Lamento que estejas triste.

    ResponderEliminar
  7. E é nesse coração que beijamos, para que Deus te de força e sabedoria.
    Nossos corações estão contigo e as pessoas que se foram viraram estrelas.

    bjs nossos

    ResponderEliminar
  8. Não sei a que é que se refere, Carlota.
    Vou procurar na Net.
    Que a tristeza passe depressa.
    Beijo

    ResponderEliminar