sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

1ª vez

Ontem foi a minha 1ª vez.
A expectativa do encontro, a troca de olhares, o desejo deixou-me um pouco nervosa. Arranjei-me o melhor que pude, não queria causar má impressão. A 1ª imagem é a que fica guardada para sempre.
Como seria a sua reacção à minha chegada?
A hora chegou. Enquanto me dirigia ao seu encontro, o frio passou, o ar foi ficando abafado, senti tonturas até (seria fome?). A sua imponência deixou-me espantada. Quando entrei nele (esperem lá! entrei nele?? não é mais ele entrar em mim???) ..acordei! Que chatice!
Ao chegar ao Centro de Saúde pela primeira vez como utente. Era disto que eu estava a falar.
Fiquei a saber que pertenço ao Agrupamento Portus Alacer (um dos primeiros nomes da actual Portalegre). Foi tão bem recebida pelo colega administrativo que era capaz de lá ficar toda a tarde a ser atendida vezes sem conta. Mas passemos à frente! Encaminhada para a sala de espera, quando lá cheguei já tinha cinco senhoras à minha frente. Sentei-me, puxei do livro que levei para ler "O Livro" de José Luís Peixoto e aguardei a chamada para ir à sala de enfermagem para a primeira triagem.
Fiquei a saber que peso 53kg (balança amiga), o perímetro abdominal está abaixo do normal (a barriga é tão pequenina que quase nem se vê, eheheh), a tensão é 92/53 (baixinha), mas também não sou alta, que deveria ter visto o meu ginecoligista mais uma vez o ano passado, ter livro de saúde da mulher. Alto lá! O livro não tenho, pois a última vez que tive consulta de planeamento familiar, ainda as consultas eram no antigo edifício e nem livros haviam, era solteira, airosa e pesava 43kg.
De regresso à sala de espera verifico que a mesma já se encontra cheia, mas lá consigo arranjar uma cadeira a meio da sala. Antes de começar a ler, dou uma vista de olhos pela sala e verifico que todas, sim TODAS as mulheres estão de volta dos telemóveis, sms para aqui, sms para ali, sorrisos parvos nas caras. Ninguém fala com ninguém. Ao menos eu trouxe um livro.
Quando chegeui ao consultório médico, estranhei a cara desconhecida que estava à minha frente. Não era a minha médica de família, não podia ter mudado assim tanto nos últimos, quê? 17/18 anos?? Se dúvidas ouvessem assim que abriu a boca e saiu um sotaque espanhol vi logo que não me tinha enganado.
"Está nervosa?"
"Um pouco."
"Não esteja, senão assim ainda dói mais."
"Estou habituada ao meu ginecologista, só por isso é que estou um pouco nervosa." Não sei se a dr.ª neste momento ficou aborrecida, zangada ou furiosa, pois ao tentar calçar as luvas, rompeu-as, o aparelho que iria servia para me inspecionar deixou-o cair, partiu qualquer coisa e teve que abrir outro. E eu entrei em pânico. A mulher vai observar-me até à garganta! Com a zanga que me tem, só pode. Nada senti. Quando o exame acabou só me disse que tinha um colo muito bonito, nem parecia que tinha tido dois filhos. Ao menos isso! E pensei: "O meu ginecologista nunca me disse isto!" e saí.
Fiquei fã do meu Centro de Saúde. Irei lá voltar mais vezes durante este ano.
Até estou a pensar abrir um clube de fãs no facebook. eheh.

10 comentários:

  1. Clube de fãs? Também não é preciso exagerar. LoOl.

    ResponderEliminar
  2. ISSO GAROTA, MELHOR ASSIM,MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR.

    QUEM NÃO GOSTA DE PACIENTES ASSIM ANIMADAS.

    BJS GRANDES/MEUS

    ResponderEliminar
  3. Carlota,
    Neste rectângulo de queixumes, é sempre bom constatar que ainda há pessoas satisfeitas com as instituições. :)

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  4. L.O.L.
    Um clube de fãs sim senhor. Ainda estou admirada com o meu Agrupamento de Saúde, eheh.
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Princesas Cozinheiras.
    Boa disposição sempre. Mesmo nos dias mais tristonhos...
    7 beijos brilhantes

    ResponderEliminar
  6. AC.
    Também sou fácil de contentar, eheheh
    beijo

    ResponderEliminar
  7. Menina bem humorada. Gostei. Beijo.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo.
    Bem humorada quase sempre. Nesses dias temos que aproveitar.
    Beijo

    ResponderEliminar