sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Amizades

"amizade (latim vulgar amicitas, -atis)
s. f.
1. Afeição recíproca entre dois entes.
2. Boas relações."


Significado da palavra amizade num qualquer dicionário.
Significado descrito e tão diferente de sentir.
Pouco mais tinha do que 4 anos, quando conheci a minha 1ª amiga. De nome igual ao meu, a sua alegria cativou a minha timidez. Das brincadeiras próprias da idade, a cumplicidade nas risadas, nas partidas fez crescer uma amizade enorme que foi abruptamente interrompida. Poucos dias antes do Natal, recebi a melhor prenda de todas. Ao fim de 28 anos voltámos a encontrarmo-nos e depois da troca de telefones, mails ficou a promessa de um novo encontro, e desta vez não vamos deixar que a amizade seja interrompida de novo.
Com 8 anos vim morar para Portalegre. Cheguei a meio do ano lectivo e ainda hoje me lembro do meu 1º dia de aulas na nova escola. Sentada a uma mesa, encontrava-se uma menina que assim que a porta se abriu sorriu de uma maneira que ainda hoje me faz sorrir. Depois das apresentações e a professora me convidou a sentar onde quisesse, foi ao pé daquele sorriso que eu me quis sentar. O nome dela, o mesmo que o meu. Pela segunda vez na vida, era-me oferecida uma nova amizade. Talvez para compensar a que tinha perdido. Desta amizade, muito vivemos, muitos sonhos, promessas, namoricos, primeiras experiências segredadas uma à outra, até aos 15 anos. A vida, mais uma vez me colocou à prova e fiz as minhas escolhas. Desta vez não iria atrás de ninguém, seriam as minhas escolhas. A única vez que chumbei de ano, e a C. passou. Mudei de escola. Dois anos depois voltámos a ser da mesma turma, e aí, de novo fiz uma escolha. Tirar o 12º ano à noite e ir procurar trabalho.
Com 21 anos, comecei a trabalhar no serviço que mantenho até hoje e aí conheci a C. (não é o meu nome). Nasceu uma grande amizade que se mantém até hoje e eu espero que se prolongue por muitos anos. Combinámos os nossos casamentos e o nascimento dos nossos filhos foi quase programado. Partilhámos muito de nós. As nossas perdas fortaleceram-nos. E desta vez, não fui eu a "fugir".
Há quatro anos conheci o L. A grande surpresa de todas até hoje. Conhecemo-nos sem nos conhecer. Está presente nos bons e maus momentos. Sorrimos das alegrias, partilhamos as tristezas. Foi o grande incentivo à criação deste blog, o grande apoio na altura da faculdade. Afastámo-nos um pouco, mas ambos sabemos que quando precisamos estamos lá, na altura e situação devida.
Espero que a M.J. e o M. continuem a ser uns queridos e que daqui a algum tempo possa escrever algo sobre eles, pois agora sei tão pouco, mas já os considero como amigos. Aguardo a vossa visita a Portalegre.

5 comentários:

  1. A amizade é um bem muito preciso. Temos que saber guardá-lo muito bem, principlamente se o seu valor é incalculavel!!!

    Obrigado pela tua amizade. Estarás sempre presente no meu coração.

    Bjinhos

    Luis

    ResponderEliminar
  2. Eu é que agradeço a tua amizade!
    Amigos como tu, são um tesouro! Temos que o esconder.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. bela história carlota, sorte pra ti, quantos amigos já fiz e perdi?

    ResponderEliminar
  4. Como escrevi há dias lá no CR, os amigos são o mais importante da nossa vida. Em 2010 tive a oportunidade de recuperar alguns que se tinham perdido nas estradas da vida e isso foi muito bom!

    ResponderEliminar
  5. Amigos com A grande são tão difíceis de encontrar. Ao longo da minha vida (pouco tempo, eheheh) tive a sorte de encontrar pequenos tesouros que foram enriquecendo a minha vida.
    Obrigado pela visita homensdopantano e Carlos!

    ResponderEliminar