terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mobbing

E o que é o mobbing?
O mobbing consiste numa atitude de perseguição ao trabalhador, com vista a despedi-lo sem justa causa.
O artigo da "Visão" de 11 de Novembro, deixa qualquer pessoa estupefacta com os relatos lá descritos.
Num pequeno teste de 9 perguntas poderemos saber se estamos a ser vítimas de mobbing, assédio severo ou assédio ocasional.
Reportando-me a uma situação profissional de há 3 anos atrás, e respondendo ao teste das 9 perguntas, respondi afirmativamente a 8, o que me posicionada numa posição de vítima de mobbing. Pena só agora saber isso.
Felizmente, a situação alterou-se, mas para isso tive que mudar de secção. Ao fim de 13 anos a trabalhar num serviço, aqueles últimos 4 meses, pareceram 40 anos.
O que fiz? Falei com as chefias, sobre o que se estava a passar. Os meus colegas, ficaram do meu lado, tive uma semana de baixa, e quase três meses a trabalhar a meio tempo, até conseguir de lá sair definitivamente.
Na altura, e com estatuto de funcionária pública a situação não foi pior, pois teriam que justificar com provas, as acusações feitas à minha pessoa, a qual eu exigi que fosse prestada.
Hoje estou perfeitamente bem na secção em que trabalho. Continuo a ir ao meu antigo local de serviço, cumprimentar os colegas, e faço questão de falar a todas as pessoas, principalmente às que me fizeram mal. Perguntam-me como sou capaz. Fácil. Pensamento positivo, um sorriso na cara, e fazer ver que me vergaram, mas não partiram.

2 comentários:

  1. Muito bom Orquídea. Além do mais, se aos amigos os queremos perto, aos inimigos, que não os percamos de vista, e sempre que se justifique, olhá-los bem nos olhos. Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Os meus inimigos estão bem perto, para os conseguir controlar, eheheh.
    Beijinho

    ResponderEliminar