sábado, 11 de setembro de 2010

Recordações

Ainda estava eu a deliciar-me com a recordação do meu 5ºano (antigo 1º do ciclo) na dita escola, onde fui levar a minha filha para o 1º dia de aulas quando ouço:
- Não vais para a Católica? O teu pai e os teus tios não foram e tu também não vais.
- Oh avó, mas as minhas amigas vão e depois vou ficar sozinha.
Católica??? - pensei. Mas ainda agora entraram no 5º ano, já está a pensar na universidade?? Erro meu.
- Lá não se aprende nada, tudo o que dizem é mentira, Deus não existe.
Pronto, a Católica não era senão as aulas de Religião e Moral.
Recordei as minhas aulas de Religião e Moral no 5º e no 6º ano, e só me recordo que foi onde aprendi a dar nós nas gravatas, não me recordo de mais nada. Ah e da catequista também, que ainda hoje vai ao meu serviço falar-me a mim e a metade da população de Portalegre, claro e o mais engraçado é que sabe os nossos nomes ainda. Não o nome que tenho no cartão de identificação, o nome de solteira mesmo.
Mas a conversa entre avó e neta continuou.
E no fim pensei. Está aquela criança (mais alta do que eu) a iniciar uma nova fase da sua vida, era para ser acarinhada, mimada e a parva da avó só a melgar a miúda. Ainda olhei duas ou três vezes de lado, a ver se ela percebia, mas acho que não me viu, só "via" era dizer mal de tudo, da escola, do ensino, dos professores, dos horários,...
Cheguei a casa, falei com a A. sobre a conversa da sr.ª e ela diz que não ouviu muito bem, pois estava a "ver" a escola nova. Contei-lhe algumas peripécias engraçadas, revi professores que ainda me recordam (por bom comportamento, não pensem que era uma rebelde), revi onde me apaixonei pela 1ª vez (e o apaixonado à minha frente com o filho) ehehehe.
Foi bom voltar ao 1º ano do ciclo, que era assim que se chamava no meu tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário